Nicéphore Niépce
Nicéphore Niépce
Grãos de Pixel é um projeto que coloca em diálogo a fotografia digital e analógica.
Com o auxílio de uma TV de LED, foram projetadas imagens importantes na história da fotografia – como a foto “Point de Vue du Gras”, 1827 de Nicèphore Nièpce – e utilizando uma objetiva macro, foi tirada uma foto dessa projeção. Como resultado, podemos ver na imagem cada LED de maneira independente e também a imagem projetada.
Foi uma maneira que encontrei para colocar em diálogo essas duas principais tecnologias fotográficas, que ao mesmo tempo são totalmente distintas, mas possuem uma mesma natureza.
Através desse projeto quero levantar a questão da efemeridade da imagem, tema que sempre foi palco de discussão nessa mídia, desde antes à sua materialização com Nièpce até o surgimento da fotografia digital, cuja imagem não existe fisicamente, pois são apenas códigos binários interpretados por um software.
O trabalho se completa com a sua materialização através de grandes tiragens. Com as impressões em larga escala, o espectador pode interagir com a imagem pois olhando-a de perto, observa-se apenas uma imagem abstrata e à medida em que se afasta, tem-se a imagem mais clara. Uma metáfora entre a distâncias física – entre o espectador e a foto – e temporal – entre quando as fotos históricas foram realizadas e a fotografia digital.
Louis Daguerre
Louis Daguerre
Hyppolyte Bayard
Fox Talbot
Fox Talbot
Fox Talbot
Eadweard Muybridge
Louis Compte
Back to Top