Setembro/2022 - Texto da pesquisadora Daniela Moura para o site da Revista ZUM

O álbum de fotografias como livro. A pesquisadora Daniela Fonseca Moura seleciona e comenta sete fotolivros brasileiros recentemente publicados sobre o tema família.
“Há um desafio comum a projetos fotográficos sobre família: a linha tênue entre uma narrativa que parte de um sujeito ou grupo e uma narrativa que se limita a este. Por ser excessivamente autocentrada, uma narrativa pode acabar por apenas afirmar privilégios raciais e de classe, mesmo que inconscientemente, quando pensamos sobre a quem se garantiu o direito à memória e conhecimento de seus ancestrais no Brasil.”
Clique aqui para ler o texto completo.
Maio/2022 - Coluna de Miguel del Castillo para a livraria Megafauna
O primeiro fotolivro de Ricardo Tokugawa é tema da  coluna de Miguel del Castillo do mês de maio pra livraria Megafauna. Ele compara seu livro Utaki a Asada-ke, do fotógrafo japonês Masashi Asada, pensando como ambos reimaginam a questão familiar e o papel da fotografia como encontro.
Clique aqui para ler a coluna na íntegra.
Blog do Juan Esteves

Fevereiro/2022 - Resenha no blog do Juan Esteves

O crítico de fotografia Juan Esteves escreveu uma resenha do livro "Utaki", junto com "Deus Também Descansa", de Bruno Bou Haya, traçando uma aproximação entre os dois trabalhos: "a relação familiar de seus autores mediadas por fotografias e também por suas origens, a do primeiro, japonesa e a do segundo, libanesa. Ambos se mostram pelo caminho ontológico de suas representações que abordam discussões sobre suas heranças e suas vivências contemporâneas, o acúmulo de suas diferentes culturas e a condição de imigrantes."
Clique aqui para ler a resenha completa.
El País - Melhores livros de fotografia de 2021

Dezembro/2021 - Lista dos melhores fotolivros de 2021 do periódico espanhol El País

"Utaki", de Ricardo Tokugawa, foi um dos escolhidos para a lista dos melhores livros de fotografia de 2021 pelo El País.
Convidados por Gloria Crespo MacLennan, dez especialistas em fotografia fizeram uma seleção do que pensam ser as melhores publicações neste gênero visual. 
Entre os críticos, fotógrafos, editores, designers, curadores e diretores de museus que expressaram sua opinião está o designer Ricardo Báez. Ele apontou dois livros: Utaki, com edição de Ricardo Tokugawa e Daniel Salum, publicado pela Lovely House Editora, e Omen, de Jorge Panchoaga y León Muñoz Santini, publicado pela Gato Negro Ediciones.
Clique aqui para ler o artigo original na íntegra.
Capa do livro Utaki

Dezembro/2021 - Entrevista para o site do Festival Imaginária

Ricardo Tokugawa é autor de "Utaki", grande vencedor do Prêmio Lovely ’21 na categoria boneco fotolivro. Em sua curta trajetória, desde o lançamento em 25 de agosto de 2021, o livro já figura como um dos 10 destaques do Festival ZUM, organizado pelo IMS de São Paulo, e é o vencedor no ‘Premio Fotolibro Internacional’ do FELIFA (Argentina).
Lovely House, editora pela qual o título foi publicado, bateu um papo com Ricardo sobre a fotografia, sua inspiração para o desenvolvimento do boneco, suas impressões sobre prêmios, entre outras cositas más.
Clique aqui para acessar o site do festival e a entrevista completa.
Logo Japanologia
Agosto/2021​​​​​​​ - Entrevista para o blog Japanologia
Entrevista para o blog Japanologia do antropólogo Victor Hugo Kebbe, doutor em antropologia pela UFSCAR, referente ao lançamento do livro "Utaki", lançado em agosto de 2021 pela editora Lovely House.
Clique aqui para acessar a entrevista completa.
Arte na Fotografia - 4a Temporada
Maio/2020​​​​​​​ - 4a Temporada do Arte na Fotografia
Vem aí a 4a temporada do Arte na Fotografia no Canal Arte1.
Preparem-se para embarcar numa jornada no universo criativo das imagens com Beatriz Salla, Diogo de Paula, Henrique de Campos, Lu Chequer, Nay Jinknss e Ricardo Tokugawa!
A nova temporada está cheia de novidades, convidados especiais e desafios inéditos, sempre sob os olhares atentos dos nossos mentores Cláudio Feijó e Eder Chiodetto.
Acesse o instagram do Arte na Fotografia

Teaser do Episódio 01 da 4a Temporada do Arte na Fotografia

Back to Top